Os citricultores de Ibitinga, Tabatinga e região estão sendo convidados para participar de reunião com o departamento jurídico da Associtrus (Associação Brasileira de Citricultores). A reunião será no dia 24, às 15:00 horas na Câmara Municipal de Tabatinga. O evento seria no dia 17, mas teve a data remanejada.
O objetivo do encontro “é avaliar as possibilidades de ingressar na Justiça, uma Ação Civil Pública contra as indústrias de suco de laranja pela prática de cartel, para que possam ser indenizados os citricultores que foram prejudicados”, explicou o Técnico Agrícola Valdecir Vasconcelos, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Tabatinga.
Produtores rurais que trabalham no cultivo da laranja, ou trabalharam, podem comparecer na reunião para sanar dúvidas.
Questão
O processo que analisou o cartel no CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) foi iniciado em 1999, e foi finalizado no dia 23 de novembro do ano passado. Empresas processadoras de suco de laranja, acusadas de cartel na compra da laranja, assumiram a culpa da prática de cartel e pagarão R$ 301 milhões de multas para encerrar o processo. Agora a Associrtus espera que o dano causado no setor, possa ser de algum modo, remediado.