Hoje, exatamente às 19h45, começa o outono, estação que marca a transição entre o clima úmido, do verão, e seco, do inverno. Nas próximas semanas, a temperatura deve cair e as chuvas aparecerão com menos frequência. Na última semana, por exemplo, choveu praticamente todos os dias em Araraquara.
A novidade neste ano é que a temperatura ficará um pouco mais alta do que nos anos anteriores.
Segundo o meteorologista Alexandre Nascimento, do Climatempo, a falta de chuva deve ser um problema nesta crise hídrica. “Nas bacias hídricas do País, teremos chuva de normal a abaixo da média. No Sudeste, a chuva deve diminuir, inclusive nos sistemas de abastecimento como a Cantareira e o Paraíba do Sul. Em resumo, os principais reservatórios iniciarão o período seco com valores bem abaixo do considerado seguro e normal para a época”, explica.
Nos próximos três meses, a temperatura deve variar entre 11°C e 30°C em Araraquara e no restante do interior de São Paulo.
Então, chegou a hora de tirar o cachecol, as luvas, a bota e todas as roupas de frio do guarda-roupa e caprichar no estilo.
Mesmo com o outono mais quente que o normal, a temperatura vai cair. A título de comparação, ontem à tarde o termômetro marcava 26°C em Araraquara e muitas pessoas já saíram encapuzadas de casa.
Previsão do mês
Em abril, o ar seco predomina entre os dias 11 e 21, com sol e calor. Nos demais dias, a previsão é de breves pancadas de chuva. Já em maio, o mês mais seco, pelo menos três frentes frias chegam ao Sudeste, provocando uma queda maior da temperatura.
“De forma geral, a sensação térmica deve ser de frio no Estado de São Paulo”, diz Alexandre.
Em junho, o tempo deve ficar mais seco ainda e a temperatura será mais quente do que no mesmo período dos anos anteriores.
À noite, porém, a temperatura deve cair, fazendo com que os araraquarenses tirem os cobertores do armário.
“A sensação térmica de frio ficará restrita às noites, madrugadas e começos de manhã no Estado de São Paulo”, finaliza o meteorologista.
Tempo seco
Para entender como o outono será mais seco este ano, basta comparar a previsão de chuva dos próximos três meses com a média climatológica dos anos anteriores.
Em abril, o volume de chuva, em média, é de 75 mm de água. Em 2015, porém, deve ser de 69 mm. Em maio, cai de 62 mm para 54 mm e, em junho, a queda é ainda maior, de 45 mm para 23 mm. A estação termina no dia 21 de junho, às 13h38, dando início ao inverno, com as temperaturas ainda mais baixas.
Tribuna Impressa