Uma fiscalização do IPEM (Instituto de Pesos e Medidas) está sendo realizada nos últimos dias em Ibitinga. O objetivo da operação é fiscalizar apare-lhos de pesar e medir usados no comércio local, a fim de identificar possíveis irregularidades contra o consumidor. Desde o dia 07 de abril, fiscais estão conferindo os instrumentos de pesar e medir no município.
O IPEM recebeu uma denúncia que no município de Ibitinga populares estariam vendendo balanças importadas, mas clandestinas. Segundo o delegado Regional do IPEM de Araraquara, Marcos Toledo Piza, balanças importadas não possuem regularização pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial), sendo sua comercialização proibida, pela Resolução CONMETRO nº 11/1988 - item 8, que diz; 'Todo instrumento de medir quando forem empregados em atividades econômicas deverão obrigatoriamente: a) corresponder a modelo aprovado pelo INMETRO'.
De acordo com o delegado do IPEM, no próximo dia 06 de maio será finalizada a operação de fiscalização, e divulgado todo o resultado. Os fiscais estão percorrendo os postos de combustíveis, para avaliar se as bombas estão vendendo para o consumidor a mesma quantidade de combustível que é cobrada. Lojas comerciais que usam balança, por exemplo, também estão sendo fiscalizadas.
A população pode denunciar possíveis irregularidades ou suspeitas, através do telefone: 0800-013-05-22.
NA FOTO, UM POSTO DE COMBUSTIVEL, sediado na entrada da cidade, sendo fiscalizado pelos fiscais do IPEM. População pode denunciar possíveis irregularidades através do telefone: 0800-013-05-22.