O preço do leite ao produtor registrou alta pelo segundo mês seguido em abril. A informação é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), com base em valores do produto em sete importantes estados produtores.
Sem contar frete e impostos, o valor chegou a R$ 0,8942 o litro, um aumento de 4,5% em relação ao registrado em março. Considerando esses dois fatores, a média ponderada pelo Cepea foi de R4 0,9791 o litro, alta de 4,4% em relação a março.
“O aumento esteve atrelado, principalmente, à queda na captação em março. Essa menor oferta, por sua vez, eleva a competição entre as indústrias. Vale ressaltar, no entanto, que, neste ano, observa-se maior cautela por parte da indústria para não acumular estoques”, diz a instituição, em nota.
De acordo com o Cepea, a captação de leite caiu em todos os estados pesquisados. As diminuições mais acentuadas foram registradas em São Paulo e Minas Gerais. “Para maio, a expectativa é de que os preços do leite sigam em alta, ainda impulsionados pela oferta restrita de matéria-prima, mas com menos intensidade”, diz a nota.
G.Rural