Ibitinga, Domingo, 24 de Novembro de 2024
COMAR autoriza a construção do Galpão do Agronegócio
Construção do barracão ao lado do aeroporto necessitava de autorização. Documento foi até Brasília (DF) e foi finalmente autorizado no dia 30 de abril. Galpão deve ficar pronto

  A Associação dos Produtores Rurais de Ibitinga (APRIB) recebeu na segunda-feira 11, a autorização do IV Comando Aéreo Regional (COMAR), para a construção do Galpão do Agronegócio. O documento, que estava em trâmite desde o ano passado, foi entregue das mãos do prefeito Florisvaldo Fiorentino para a presidente da Associação, Ana Paula Gomes Pinheiro Cardozo, na sede da associação, na Vila Maria.

   “O projeto vai agregar valor nos produtos, aumentando a renda dos produtores rurais e de suas famílias”, explicou a presidente Ana Paula, sobre a melhoria que será a construção do Galpão do Agronegócio em Ibitinga. Segundo a associação, o empreendimento irá beneficiar os produtos agrícolas dos produtores, como lavar, picar, selecionar entre outros beneficiamentos, para agregar valor e também mais qualidade nos produtos. Outro benefício será a venda direta para o consumidor, que poderá adquirir frutas, hortaliças e legumes, entre outros, a um preço menor, direto do produtor, sem atravessadores. O Galpão do Agronegócio deverá estar em funciona-mento até o final deste ano.

   Na ocasião, o prefeito recebeu uma placa de homenagem. Ainda estiveram na cerimônia de entrega do documento, diversos produtores rurais, o engenheiro Carlos Roberto Malosso, da CATI de Ibitinga (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), a Diretora da Regional da CATI de Jaboticabal, Vera Lúcia Palla, e a assistente da CATI, Fabiane Ferreira da Costa Golvea, os secretários municipais, vereadores e representantes do Sindicato Rural.

 

O projeto

 

  Desde a segunda quinzena de outubro de 2014, o projeto de construção do Galpão do Agronegócio foi enviado para o IV Comando Aéreo Regional (COMAR), com sede em São Paulo. A aprovação do referido órgão é necessário já que o empreendimento será construído ao lado do aeroporto municipal.  O projeto ainda seguiu para Brasília, no Distrito Federal, no dia 15 de janeiro, onde foi protocolizado pelo COMAR no CIN-DACTA (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo). Nos trâmites normais, a aprovação ocorre em torno de 90 dias, e saiu no dia 30 de abril, assinada pelo Coronel Aviador Chefe do Estado-Maior do Quarto Comando Aéreo Regional, Jayme Ferreira Júnior.

   O investimento do barracão de 450 m² com maquinários será na ordem de R$ 816.365,00 mil. Segundo dados da CATI, deste montante, 70%  será investido pelo Governo Estadual, através do Programa 'Microbacias II, Acesso ao Mercado' em parceria com o BID (Banco Interamericano do Desenvolvimento). O restante de 30% (R$ 270 mil) será desembolsado pela associação, através de financiamento do FEAP (Fundo de Expansão do Agronegócio da Agricultura Paulista).

 

O Galpão do Agronegócio

 

  No dia 29 de novembro de 2013, a Associação dos Produtores Rurais foi inscrita no Programa Microbacias II. A assinatura do convênio aconteceu no dia 03 de setembro de 2014, na sede da associação. Através da lei municipal nº 3.872, de 02 de março de 2014, a prefeitura doou por meio de concessão de uso por 50 anos, uma área de 16 mil m², na av. Prefeito Alberto Alves Casemiro, ao lado do aeroporto, para a construção do projeto.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546