Um mapeamento via satélite de todas as estradas rurais de Ibitinga já foi feito a fim de permitir que o GPS Rural possa ser implantado no município. Na segunda-feira 01, em reunião com os diretores do Sindicato Rural de Ibitinga, a empresa que fornece o programa e os equipamentos, discutiu propostas e viabilidade da instalação da identificação nas propriedades rurais de Ibitinga. O 'GPS Rural', irá permitir que o policiamento da Polícia Militar e a Ronda Rural da PM tenham mais agilidade em atender as ocorrências em 1,2 mil propriedades rurais, espalhadas por aproximadamente 685 km de estradas de terra.
O prefeito Florisvaldo Fiorentino sinalizou que o programa é um fator importante para a segurança de Ibitinga. Desde a apresentação do projeto no dia 19 de janeiro deste ano, no gabinete do prefeito, o setor de Segurança Pública da administração municipal avalia a implantação e os custos.
O programa permitirá a localização exata da propriedade, além de mostrar o melhor caminho. Ao todo serão cerca de 20 aparelhos GPS monitorados via satélite, que serão implantados nas viaturas da Polícia Militar, Ambulâncias e Corpo de Bombeiros.