A parceria entre o Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga (SR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que já dura mais de duas décadas, viabiliza a realização dos mais diferentes treinamentos, de forma inteiramente gratuita, para a população rural e urbana destes municípios e do distrito de Cambaratiba.
Em 2013 foram 13 cursos oferecidos, este ano oito já foram realizados como os de Rédeas e de Uso de Condimentos na Gastronomia, de Processa-mento Artesanal de Olerículas e também de Pães e a Capacitação para instrutores de Viola Caipira do Senar-SP —, outros nove ainda acontecerão: Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, Processamento Artesanal de Carne de Peixe (Tabatinga), Processamento Artesanal do Tomate (Ibitinga), Aplicação de Agrotóxico com Pulverizador Costal Manual (Tabatinga), Processamento Artesanal do Tomate (Tabatinga), Processamento Artesanal de Milho (Ibitinga), Equideocultura (Ibitinga), Processamento Artesanal de Carne de Peixe (Cambaratiba) e Monitoria na Propriedade de Turismo no Meio Rural. A pedido dos próprios participantes outras solicitações de cursos foram feitas pelo sindicato ao Senar-SP, como a vinda dos cursos de Operação e Manutenção de Motosserra (Ibitinga), Equideocultura (Ibitinga), Processamento Artesanal de Milho (Cambaratiba) e Artesanato em Madeira Maciça.
Além dos cursos rápidos e do Programa Turismo Rural, que conta com inúmeros módulos de aprendizagem ao longo do ano, a parceria do SR e SENAR também viabiliza o Programa de Alfabetização.
Os cursos tem o objetivo de facilitar o dia a dia do produtor, contribuindo para a transmissão do conhecimento de forma gratuita e irrestrita, possibilitando ampliar o olhar sobre a propriedade rural, as ferramentas disponíveis para novos negócios e o respeito às questões ambientais”, ressalta o presidente da entidade, Frauzo Sanches.
Para se inscrever ou buscar mais informações, basta entrar em contato com o Sindicato Rural: (16) 3342-2435 ou (16) 3385-2146.