A revitalização da fonte na Praça Ruy Barbosa gerou discussão na internet. A fonte foi construída em 1917, segundo a prefeitura, mas não é tombado como patrimônio histórico. A fonte, junto com um obelisco idealizado por Rosalbino Tucci (1874 – 1959), ganharam nova pintura que diverge do projeto original. Perceu Tucci, neto de Rosalbino afirmou, por telefone, que não viu pessoalmente a fonte reformada, pois estava de viagem. A bisneta do arquiteto, Natália Tucci, que também é arquiteta, afirmou que houve erro na hora da restauração. “Tudo! Se você chegar perto, os leões viraram um borrão. Antes tinha detalhes, como toda escultura”, lamentou. Questionada, ela afirmou que a fonte deveria ser restaurada há muito tempo. “Aquilo não é restauração. A obra perdeu suas características originais há muito tempo porque ninguém preserva. Mas desta vez passaram dos limites”, desabafou.
A prefeitura também emitiu nota sobre os comentários dos moradores. "A ‘Praça Ruy Barbosa’, localizada na área central da cidade estava em péssimo estado de conservação. O chafariz estava com a parte hidráulica depauperada, com a parte elétrica inexistente e a fonte não funcionava há anos, em todo este tempo limitou-se apenas a aplicar camadas e camadas de tintas, deformando a escultura original, sem a preocupação de colocá-la em funcionamento. Esta administração preocupou-se em revitalizar, não apenas o chafariz, mas toda a praça, construindo novos sanitários, promovendo o plantio de mudas e recuperando a pintura de todas as construções ali existentes, atendendo aos anseios da população”, disse a prefeitura em nota.
A fonte recebeu pintura colorida, e o serviço custou cerca de R$ 14 mil reais. A questão foi assunto em todos sites de notícias e jornais de grande circulação do país.