A justiça Eleitoral de Ibitinga cancelou 1.021 títulos eleitorais de cidadãos que não votaram e não justificaram a ausência em três turnos seguidos ou morreram. Os cidadãos tinham até o dia 04 de maio para a regularização. Do total de 1.021 títulos, 624 foram de eleitores de Ibitinga, 308 de Tabatinga e 89 em Iacanga.
De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Ibitinga, Conrado Caetano Ferraz, a regularização já ocorreu, e o cancelamento feito no sistema é automático. “Agora não existe mais lista. Quem regularizou antes do prazo saiu dela, quem não fez a regularização teve o título cancelado”, explicou. Os leitores que tiveram o título cancelado podem ser impedidos de tirar documentos tais como passaporte, ou CPF, de participar de concursos públicos e de receber salários, caso se trate de servidor público, No caso de cancelamento, pra reaver o título, é necessário fazer nova inscrição nos cartórios.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, a comarca eleitoral de Ibitinga, que compreende os municípios de Ibitinga, Iacanga e Tabatinga, possuiu 41.641 títulos de eleitores.