Duas ibitinguenses irão embarcar no programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary Club Internacional. Antônia Turco embarca para Taiwan dia 27 de agosto e Lucila Zani vai para Nova York no dia 17, onde irão passar um ano longe de casa. Segundo a instituição, as duas jovens estarão indo como 'embaixadoras da paz no mundo', representando o Brasil e nossa cultura.
“A ideia é promover a paz entre os povos”, explicou a Oficial de Intercâmbio do Rotary Club de Ibitinga, Elis Miqueleto, sobre o objetivo do intercâmbio dos jovens. “Os jovens passam a entender e a conhecer a cultura de outros países, além de 'divulgar' a nossa cultura e isso é super importante para a promoção da paz no mundo”, explicou Elis. O programa, além de aproximar as culturas entre os povos, transforma os participantes, que levarão essa experiência por toda a vida. “Pra mim são as experiências que eu vou ganhar lá, e as pessoas que vou conhecer. Eu acho que quem faz esse intercâmbio aprende a ser mais tolerante com outras culturas”, explicou Antônia, sobre o que ela vai adquirir de mais valioso no período em que vai morar no estrangeiro.
No mesmo mês que Ibitinga se despede de duas jovens, outra duas serão recebidas pelas famílias daqui. Emily é dos Estados Unidos e Wen-Wen de Taiwan e chegaram a Ibitinga na última quinta-feira 6.
O programa
O programa é aberto à comunidade e “as famílias que mandam seus filhos também têm que receber os jovens que vêm para Ibitinga”, explicou Elis, lembrando que para isso, existem alguns critérios. Outra etapa do processo de aprovação para participar do programa de intercâmbio a que os jovens são submetidos são provas de conhecimentos gerais e de Rotary, avaliação do histórico escolar e entrevista. Quanto melhor for o desempenho obtido durante o todo o processo, mais chances o jovem tem de escolher o destino de sua experiência.