Após 26 dias no escuro, a rede de jogos on-line da Sony para o console PlayStation 3 – a Playstation Network – finalmente voltou a funcionar no mundo. No último domingo, o sistema estava disponível apenas para residentes dos Estados Unidos e alguns países da Europa. Nesta segunda-feira, o acesso voltou para os residentes da América Latina, incluindo o Brasil – onde a rede não está oficialmente representada. De acordo com a companhia, os serviços de jogos e comunicação estão funcionais, mas ainda não há uma previsão para a volta da loja virtual, a PS Store.
Para acessar o serviço, o usuário deve fazer uma nova atualização do sistema e torcer para não ser afetado pela instabilidade da rede. A Sony também aponta que os cadastrados no serviço devem fazer a alteração de suas senhas o quanto antes.
A PSN saiu do ar após um ataque realizado entre os dias 16 e 17 de abril, divulgado apenas no dia 19 abril pelo presidente da companhia. A invasão chegou a expor mais de 78 milhões de contas com dados como nomes, telefones e endereços dos cadastrados. Menos de 30 dias depois foi a vez da rede Sony Online Entertainment, criadas para jogos de computador, ser atacada. Na ocasião, cerca de 26 milhões de contas foram comprometidas, incluindo o vazamento de 12,5 milhões de números de cartões de crédito.
Fonte: Veja.abril.com.br