A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Tecnologia de Ibitinga, instalou uma lombada eletrônica na avenida perimetral, no passeiódromo. Segundo a prefeitura, o objetivo é de aumentar a segurança dos pedestres e motoristas.
A secretaria informou que o aparelho opera em fase de teste, e concluiu que nesta fase o objetivo do aparelho não é multar, mas sim de informar, educar conscientizar todos os condutores de veículos dos limites de velocidade que devem ser respeitados no local. O equipamento informa a velocidade dos veículos nos dois painéis laterais, através de sensores instalados no solo. Caso esteja acima dos 50 Km/h, uma câmera digital fotografa o carro e sua placa”, cita o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Tecnologia Márcio Leal. A lombada eletrônica também servirá para levantamento de dados estatísticos que servirão para melhorar o trânsito em nossa cidade, completa o secretário.
De acordo com a prefeitura, a lombada eletrônica irá melhor o fluxo do trânsito, ao mesmo tempo em que inibe a infração de trânsito em alta velocidade, diferente do quebra-molas. Outro fator positivo, segundo a prefeitura, os infratores que não respeitam o limite de velocidade máximo permitido naquele local, em breve, serão penalizados. A data que o aparelho irá começar a multar ainda não foi definida pela prefeitura.