Ibitinga, Segunda, 25 de Novembro de 2024
Programa de Alfabetização para Adultos gera oportunidade para trabalhadores
Desenvolvido pelo Sindicato Rural e Senar-SP, o programa muda a vida dos participantes

Está na fase final de realização o “Programa de Alfabetização para Adultos”, desenvolvido com 14 integrantes pelo Sindicato Rural de Ibitinga e extensão de base em Tabatinga (SR), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SP).

   As aulas acontecem na EMEI Professora Francisca Simões, localizada na Vila Simões, de segunda à sexta-feira, e são ministradas pela professora Mariana de Souza Gil. O programa teve início em maio e está previsto para terminar em outubro.

   Utilizando a metodologia construtivista, onde os alunos constroem o conhecimento, o programa se desenvolve a partir de temas do cotidiano sugeridos e discutidos pelos próprios participantes. “Na última aula, por exemplo, foi trabalhado o preço de produtos e calculado o gasto semanal do café da manhã dos alunos. A partir do valor dos pães comprados e do quanto recebem de troco, os alunos escreveram o que consomem e fizeram a média semanal do que pagam, na última semana, como muitos tem animais de estimação, esse foi o tema abordado nas aulas”, conta a professora.

    Os alunos são avaliados através da sondagem diagnóstica, feita individualmente. “Dito quatro palavras do mesmo campo semântico e uma frase para cada um e faço a avaliação”, explica Gil. Laerte Francisco Mendes, de 49 anos, resolveu se aprimorar. “Eu tinha o estudo, mas queria melhorar a leitura e a letra”, ressalta. Outra participante, Maria Lúcia Lopes de Souza Jardim, de 48 anos é dona de casa e sabia apenas escrever algumas palavras. Voltou a estudar para aprender a ler e achou interessante aprender também sobre economia. Jesus Rosalém Neto mora no sítio e leva o filho para assistir as aulas junto a ele, resolveu estudar porque mal sabia ler e escrever e se sente grato pela dedicação e paciência da professora com todos.

  Segundo o presidente do sindicato, Frauzo Sanches, o trabalho desenvolvido com a FAESP/SENAR e em parceria com a prefeitura de Ibitinga e de Tabatinga muito gratifica a todos, no sentido de levar conhecimento básico a estas pessoas. "Para quem nos lê neste momento pode parecer banal este simples ato de ler estas palavras, mas para os que frequentaram os cursos anteriores ou os que frequentam é um divisor de águas, significa a entrada em um novo mundo onde as letras e a escrita passam a ter sentido e orientação como o simples andar por uma rua e poder saber seu nome, saber onde se está, ou ler o nome de um remédio. Este é, sem dúvida, um programa muito gratificante e aproveitamos para agradecer a todos que colaboram, sejam alunos ou professores e instrutores, e os funcionários que organizam os cursos, assim como aos prefeitos de Ibitinga e Tabatinga que tem fundamental importância no êxito do Programa de Alfabetização Rural", destaca Sanches.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546