Ibitinga foi classificada junto na relação de municípios que alcançaram média geral na faixa do resultado B (Efetivo), na soma dos 7 itens avaliados pelo Índice de Efetividade (IEGM), feito pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. O relatório do IEGM, com 120 páginas, avalia itens da Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção dos Cidadãos, Governança da Tecnologia da Informação, em 644 prefeituras paulistas, excluindo a capital. Ibitinga (página 105), ficou com o resultado médio de B.
O índice, que aponta dados de 2014, foi formulado em cima de cinco notas para todo o País: 'A (Altamente Efetiva); 'B+ (Muito Efetiva)'; 'B (Efetiva)'; 'C+ (Em Fase de Adequação)' e 'C (Baixo Nível de Adequação)'.
Excelência?
Ibitinga teve nota máxima no que-sito de 'Educação' com um 'A' (altamente efetiva) para a gestão, seguida pelas notas `B+' na Saúde, 'C' no Planejamento, 'B+' na área Fiscal, 'B' em Meio Ambiente, 'B+' em Cidade e 'B' na área de Governo, resultando em média 'B', no geral.
Notas de Ibitinga no Tribunal de Contas
Educação: A
Saúde: B+
Planejamento: C
Gestão Fiscal: B+
Meio Ambiente: B
Proteção dos Cidadãos: B+
Governança da Tecnologia da Informação: B