Ibitinga, Sábado, 23 de Novembro de 2024
Longe da crise, Hyundai Rotem inaugura fábrica em Araraquara
Chegada de multinacional sul-coreana, somada à da Fatec, pode marcar surgimento de "pólo ferroviário" em Araraquara

Enquanto 4 mil indústrias no estado de São Paulo foram fechadas no último ano devido à crise político-econômica brasileira, a Hyundai Rotem Brasil inaugura hoje sua nova fábrica em Araraquara, gerando ao menos 300 empregos.

A unidade araraquarense produzirá trens e composições ferroviárias. Com investimento de R$ 100 milhões, essa será a primeira linha de montagem da multinacional sul-coreana sediada no País. A produção terá capacidade de finalizar cerca de 200 unidades para transporte ferroviário por ano.

Produção ativa - Embora a inauguração oficial tenha sido marcada para a manhã de hoje, com a presença do governador Geraldo Alckmin, a linha de montagem já está ativa. 

Segundo a empresa, 30 trens, com oito carros cada, já estão sendo produzidos para a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A previsão é de que comecem a circular ainda este ano.
Dentre os contratos já firmados pela Hyundai Rotem, estão a produção de trens e composições ferroviárias para o transporte público de Salvador (BA).

Contratos firmados - Como a empresa atua ‘no atacado’, negociando grandes projetos junto a governos e empresas estatais, a Hyundai Rotem consegue ‘driblar’ a crise que atinge quase todos os setores da indústria, na visão de Charles Bonani, gerente regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

marcos leandro/Tribuna - 02.abr.2015

O prefeito Marcelo Barbieri citou, em entrevista, que os contratos da multinacional garantem ao menos três anos de atividade na cidade.

Pólo ferroviário - Barbieri adiantou também que, com a chegada da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) à cidade, há tudo para que seja firmado um convênio entre os governos paulista e sul-coreano para o início de um curso destinado à fabricação de trens no Brasil. “Isso seria o maior incentivo possível para tornar Araraquara um polo ferroviário e, assim, atrair mais empresas, profissionais e conhecimento nessa área”, pontuou.

A inauguração - A inauguração da unidade de Araraquara ocorre hoje, às 10h, na própria fábrica. Além do prefeito, o evento contará com a presença do governador Geraldo Alckmin e outras autoridades.
As instalações da Hyundai Rotem, com 21 mil metros quadrados de área construída, ficam na avenida marginal de acesso à rodovia Antônio Machado Sant’Anna, a SP-255.

Araraquara oferece ‘logística estratégica’, diz empresa - A escolha de Araraquara para abrigar a nova fábrica da multinacional ocorreu devido à localização estratégica da cidade, de acordo com Sungha Jun, presidente da Hyundai Rotem Brasil. 

Ainda segundo ele, a nova unidade vai atender não apenas as demandas do Brasil, mas de toda a América Latina. “Trouxemos para cá o que há de melhor em tecnologia na fabricação de trens e composições ferroviárias, que ganham cada vez mais importância à medida que ajudam a solucionar os problemas de mobilidade urbana”, afirmou Jun.

Além da geração de empregos, a chegada da fabricante de trens trará para os próximos anos um aumento considerável na arrecadação da cidade com impostos, em especial o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).  “Temos sofrido com a queda vertiginosa na arrecadação esse ano, mas acredito que a situação deva melhorar nos próximos anos”, apontou o prefeito Marcelo Barbieri.

O prefeito aposta no início de operação também da Randon, mas, como noticiamos ontem, a fabricante de implementos rodoviários adiou o término das obras na cidade por tempo indeterminado devido à crise.

Duzentas unidades por ano - Segundo a empresa, a unidade de Araraquara terá a capacidade para produzir 200 carros - vagões de trens - por ano. Já estão firmados contratos para os metrôs de São Paulo e Salvador.

Tribuna Impressa

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546