O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta segunda-feira (18) que o Censo Agropecuário de 2017 não será realizado devido ao corte anunciado recentemente pelo Ministério do Planejamento.
O orçamento do Censo Agropecuário que estava no Projeto de Lei Orçamentária no valor de R$ 330,8 milhões, foi reduzido para R$ 266,856 milhões.
"A direção do IBGE vinha tentando obter, junto ao Ministério do Planejamento, os recursos necessários às atividades de preparação da operação censitária e à aquisição de equipamentos, previstas para este ano e essenciais à execução da pesquisa no início de 2017. Entretanto, estas iniciativas de recomposição do orçamento não tiveram êxito", diz a nota enviada pelo órgão.
Diante desse orçamento insuficiente, o Censo Agropecuário está adiado, e uma nova data para sua realização está condicionada à liberação dos recursos necessários em tempo hábil à organização da operação, de acordo com o IBGE.
As outras pesquisas previstas para 2016, "até o momento", estão mantidas.
Concurso
O IBGE também comunicou nesta segunda-feira a suspensão do concurso para 1.409 vagas temporárias destinadas ao Censo Agropecuário, bem como das atividades ligadas ao Censo experimental.
G1