Entre os dias 02 e 03 de julho, o Sindicato Rural de Ibitinga e extensão de base em Tabatinga, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar-SP, promoveu em Ibitinga, o Curso de Operação de Tratores Agrícolas com Grade de Discos, com o objetivo de capacitar operadores de máquinas sobre as condições satisfatórias na preparação e germinação das sementes, nos cuidados necessários para promover o correto desenvolvimento do solo.
Dividido em duas etapas, teórica e prática, o curso aconteceu, durante o sábado, na sede do Sindicato Rural com aulas teóricas orientadas pelo instrutor Reinaldo Junqueira e, no domingo, com aula prática executada no Sítio Boa Vista do São Joaquim III. O treinamento gratuito proporcionou aos alunos a oportunidade de aprender sobre as várias formas de grades de discos e sua importância. “Nosso objetivo é ensinar os produtores e trabalhadores rurais a utilizarem correta-mente a grade de discos, preparar o solo e também a identificarem as condições físicas adequadas para a água penetrar”, explicou o instrutor.
Pedro Ribeiro Filho, proprietário do Sítio Boa Vista do São Joaquim III, relatou a importância desta capacitação. “Existem diversos tipos de grade de discos, aprendemos sobre a niveladora, hidráulica e aeradora, além disso, como controlar a regulagem e a forma adequada para ter um resultado bacana”, afirmou Pedro Filho.
Vânia Cristina da Silva Batista, outra participante, achou muito interessante e útil as aulas tanto teórica quanto prática. “No sábado aprendemos basicamente tudo sobre grades de disco e no domingo colocamos na prática. Se a terra estiver muito seca, forma torrão, então, aprendemos como deixar ela no ponto, na textura certa”, comentou a aluna.
Luiz Flávio Pinheiro, presidente do Sindicato Rural, destaca a importância da parceria com o Senar-SP para a realização destes cursos. “Estamos juntos há mais de 20 anos provendo capacitação e treinamento gratuito, em diferentes áreas, para produtores rurais e interessados de Ibitinga e Tabatinga. Sem dúvida o grande beneficiado com esta parceria duradoura é o setor rural, que se desenvolve nestes municípios com maior profissionalismo, com adequada capacitação para a realização das atividades no campo e, sem dúvida, maior segurança para o trabalhador rural. E tudo isso ainda auxilia no fortalecimento da economia local”, conclui Luiz Flávio.