Na noite da última quinta-feira (22), foi realizada na FAIBI, uma reunião com o Poder Judiciário, empresários, contadores e professores, sobre o Programa de Aprendizagem, serviço desenvolvido pelas entidades SENAC e SENAI na cidade de Ibitinga. Alunos de escolas públicas e respectivos pais e responsáveis, estiveram no evento para conferir a oportunidade. As informações sobre o Programa de Aprendizagem, tais como a filosofia educacional do programa, requisitos para o ingresso, forma de remuneração dos jovens aprendizes, entre outras coisas, foram transmitidos a eles.
Na ocasião, foi dado o paço inicial ao projeto desenvolvido numa parceira entre a FAIBI, Ministério Público, CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e representantes das empresas. O projeto também prevê a oferta de um curso de “Pré-Profissionalização” aos alunos das escolas públicas interessados em obter uma vaga na qualidade de jovem aprendiz. “Tudo para prepará-los previamente para o início do programa de aprendizagem e também possibilitar uma seleção prévia de alunos interessados, o que propiciará a formação de um banco de currículos destinados aos empresários”, explicou em nota, o Promotor de Justiça Dr. Eduardo Maciel Crespilho. Para o promotor, o projeto é uma parte de um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da educação, acesso à cultura, lazer, esportes e também medidas de incentivo à profissionalização de adolescentes e jovens. A dificuldade de empresários encontrar jovens para iniciar a carreira profissional, também foi mencionada na reunião, o que estimulou a criação da união entre os setores da sociedade.
A professora da FAIBI Sandra Cosin Coordenadora do curso de Administração de Empresas, e idealizadora do curso “Estou Contratado. E agora?”, afirmou aos presente que o curso tem por finalidade justamente conferir uma preparação inicial à aprendizagem, abrangendo temas como a apresentação e conduta profissional, organização no ambiente empresarial, entre outros pontos relevantes, que vai de encontro as necessidades da sociedade.
Curso
O curso que busca jovens com boa conduta e interesse nos estudos já possui a indicação de 14 jovens. Na segunda quinzena de outubro, outras 35 vagas serão disponibilizadas para o Curso de “Pré-Aprendizagem” na FAIBI, que depois de finalizado, poderá inscrever o currículo do aluno no cadastro de currículos do SENAC. Os alunos serão escolhidos com a ajuda das indicações de professores e diretores de escolas.