O preço do etanol hidratado pago às usinas de São Paulo apresentou queda pela 11ª semana consecutiva. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (2/3) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
Entre os dias 20 e 24 de fevereiro, o indicador para o combustível vendido pela indústria teve uma redução de 4,9%, chegando a R$ 1,5846 por litro. O valor medido pelos pesquisadores não considera a cobrança de ICMS e de PIS/Cofins.
De acordo com o Cepea, de um lado, houve a demanda maior pelo etanol hidratado, em função do carnaval. De outro, houve um maior interesse das usinas em vender, já que o início da safra 2017/2018 está próximo na região Centro-Sul. E isso pressionou os preços.
“Na última semana, a entrada de etanol de outros estados, especialmente de Mato Grosso do Sul e Goiás, reforçou a pressão sobre as cotações no mercado paulista”, acrescenta o Cepea, em nota.
Já o etanol anidro está há sete semanas em trajetória de queda, conforme apontam os indicadores do Cepea. Entre os dias 20 e 24 de fevereiro, a referência da instituição, também com base no mercado paulista, apontou uma desvalorização de 2,2%, com o litro cotado, em média, a R$ 1,7142, sem impostos. Fonte: Globo Rural