A Feira do Produtor Rural voltou a ser realizada em janeiro, em Tabatinga, através da parceria entre o Sindicato Rural de Ibitinga e extensão de base em Tabatinga (SR), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-SP), a Associação de Produtores Rurais de Tabatinga (APROTABA) e a Prefeitura Municipal. O programa é uma ferramenta para auxiliar os agricultores nas vendas diretas do consumidor.
O instrutor, Luiz Mapelli, relatou que a Feira do Produtor Rural tem papel importante para os produtores rurais e associados do Sindicato Rural. “A proposta é oferecer produtos frescos, colhidos no mesmo dia, diretamente por quem os produziu, além disso, o evento fortalece a agricultura familiar, gerando renda extra para os participantes e garantindo qualidade para o consumidor”, afirmou Mapelli.
Para a proprietária do Sítio Santo Antônio, em Tabatinga (SP), Natália Greicy Betito, a iniciativa da realização da Feira do Produtor foi diferente e enriquecedora. “Este ano, eu e meu esposo começamos a produzir em nossa propriedade pastéis com diversificados sabores como abóbora, milho, banana com canela e frango com queijo”, explicou Natália.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Luiz Flávio Pinheiro, a Feira do Produtor tem a finalidade de estimular a diversificação agrícola municipal e de facilitar a venda da produção dos agricultores familiares de Tabatinga e região, além de assentamentos rurais.
Início do Projeto
Lançado pelo SENAR-SP em 2015, o programa tem o objetivo de preparar o produtor rural para a disponibilização de produtos frescos e de qualidade, a serem comercializados diretamente com os consumidores.
Iniciado em 2016, através da parceria entre o Sindicato Rural e o SENAR, o projeto contou com a realização de uma palestra de integração e sensibilização, onde foi formada uma turma com nove produtores rurais participantes e seus familiares.
Abraão Rosa, auxiliar de escritório e um dos organizadores de cursos do SR, salientou que pequenos e médios produtores rurais participam da Feira do Produtor Rural com muitas novidades e alternativas diferenciadas. “A feira veio como uma opção para facilitar a vida do produtor com qualidade, ótimo atendimento e preços diferenciados”, pontuou Abraão.