Anualmente, o Grupo IDEA, juntamente do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), premia as usinas que se destacaram em produtividade agrícola ao longo do ano anterior. No último dia 30 de março, durante o 19º Seminário de Mecanização, a um dia de findar, oficialmente, a safra 2016/17, um total de 11 usinas foram premiadas e receberam o título de “Usinas Campeãs de Produtividade Agrícola - Safra 2016/17”. A Usina Santa Fé, de Nova Europa, recebeu a premiação entre as 11 usinas do país, e entre as cinco usinas do estado de São Paulo.
“Essa premiação foi conforme os indicadores da produção das empresas”, explicou Maria Lúcia Alves da Silva, da Usina Santa Fé.
Ao todo, cerca de 190 unidades produtoras participaram do levanta-mento que respaldou a premiação, conduzida pelo Grupo IDEA. Dentre as usinas premiadas, mais de 60% utiliza novos manejos na cultura para obter o máximo de TCH (Toneladas de Cana por Hectare) e acreditam em tecnologia para melhorar os resultados.
Este ano, assim como em 2016, a campeã nacional em produtividade agrícola foi a Usina Coruripe (MG) que conquistou um índice IDEA de 231. O TCH (Toneladas de Cana por Hectare) registrado foi de 104,1 ton / ha, o ATR de 133,5 kg/ton e a idade média do canavial foi de 3,7 cortes.
Premiação Estado de São Paulo
- Região de Araçatuba: Raízen –
- Região de São José do Rio Preto: Usina Nardini
- Região de Ribeirão Preto: Usina Guaíra e Usina Santo Antônio
- Região de Jaú: Usina Santa Fé
- Região de Piracicaba: Usina Santa Maria
- Região de Assis / Presidente Prudente: Nova América Agrícola
- Estado de Goiás: Cerradinho Bioenergia
- Estado do Paraná: Usina Dacalda
- Estado do Mato Grosso do Sul: Usina Angélica (Grupo Adecoagro)
- Estado de MG: Usina Coruripe –
- Estado de Mato Grosso: Nenhuma usina atingiu o mínimo de 210 pontos.