Na tarde da última quarta-feira 19, com início às 18:00 horas, a Câmara de Vereadores de Ibitinga, sediou uma reunião com os representantes das entidades assistenciais do município. No encontro, os vereadores presentes receberam o pedido para 'avaliarem' com mais 'carinho' a dotação orçamentária da prefeitura, que destina recursos para as entidades assistenciais da cidade. “Nunca houve um gestor que conversou antes de planejar a dotação orçamentária”, explicou Solange Aparecida Machado. Segundo ela, o valor dos repasses para as entidades não recebe reajuste há quatro anos. O encontro aconteceu antes da votação da dotação orçamentária que irá deter-minar os valores dos recursos destinados para cada entidade para o ano de 2018.
A elaboração da dotação orçamentária, que é realizada pelo Executivo e enviada para a provação dos vereadores, ainda não foi apresentada na Câmara de Vereadores. A iniciativa teve como objetivo, sensibilizar os vereadores sobre a situação financeira das entidades antes da aprovação. A reunião foi solicitada pela vereadora Alliny Fernanda Sartori Padalino Rogério. “Ser a interlocutora deste trabalho é realmente muito gratificante, mas infelizmente temos que verificar a real situação do terceiro setor no Brasil, ainda não é o que sonhamos”, explicou a vereadora.
Reajuste financeiro
“Independente de como for a divisão, com ou sem reajuste, vai ter entidade que vai fechar. Cada uma das entidades tem uma demanda, mas todas estão trabalhando no vermelho”, explicou Solange. Segundo Machado, a sociedade em si também sofre, porque participa dos eventos realizados pelas entidades, como almoços, jantares, bailes, gincanas e etc, tudo para alavancar mais recursos. Os empresários também acabam doando mais patrocínios para estes eventos.