O mais importante na proteção do seu animalzinho contra a doença é a vacinação em dia, garante os especialistas. Com a vacinação em dia, o seu cachorro está livre se ser contaminado pela doença que é transmitida por ar, ou em contato entre os animais.
A doença é incurável, mas tem tratamento. A doença tem um ciclo inicial muito rápido, com alguns sintomas, mas só com o tratamento muito rápido pode controlar, mas ainda assim, nos mais de 90 % dos casos os animais ficam com sequelas
“Se o cachorro estiver com secreção nos olhos e nas narinas e ainda estiver com o focinho ressecado, ele pode estar infectado”, afirma o médico veterinário Diogo Francischini. O médico ainda ressalta que os animais vítimas de cinomose devem receber um reforço de vitaminas e antibiótico. “Os animais contaminados ficam com vários sintomas, e o pior risco são as contaminações e infecções secundárias, que traz outras doenças, que podem acontecer por causa da baixa imunidade”, explicou o veterinário.
Como a contaminação é feita pelo ar, se o animal não tiver tomado as três vacinas iniciais quando bebê, ou se estiver com a vacina anual atrasada, ele é um possível alvo de ser contaminado.