Por Enfª Tatiana Stanzani Acquarone Coren/SP: 98.876
Quando um bebê chega ao mundo, inúmeras mudanças acontecem e o momento é especial! A amamentação faz partes desses momentos de felicidade.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a amamentação aconteça ao menos durante os seis primeiros meses de vida, favorecendo o binômio mamãe e bebê.
No dia 1º de agosto é comemorado o Dia Mundial da Amamentação, data criada em 1992 pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação (World Alliance for Breastfeeding Action - WABA) com a finalidade de promover o aleitamento materno e a criação de bancos de leite, garantindo, assim, melhor qualidade de vida para crianças.
Inúmeros são os benefícios que a amamentação traz para a saúde, citarei alguns deles:
- O leite materno ajuda a proteger os bebês das doenças comuns da infância, como a diarréia e a pneumonia;
- O leite materno está facilmente disponível e não tem custo algum;
- Amamentar pode reduzir o risco de câncer de mama e de ovário;
- Amamentar pode ajudar a puérpera a reduzir seu peso, após o parto;
- De acordo com a OMS, os adultos que foram amamentados têm pressão arterial mais baixa e níveis mais baixos de colesterol;
- Ainda de acordo com a OMS, os adultos amamentados, apresentam menor probabilidade de se tornarem obesos ou sofrerem de diabetes mellitus tipo 2.
A amamentação é uma grande oportunidade para estabelecer um vínculo mais próximo com o bebê. Por vezes é necessário o auxílio de profissional capacitado para que haja uma adequada pega e sucesso no processo de aleitar. A UNIMED possui uma equipe de enfermagem que pode ajudar a mamãe com as dúvidas sobre o tema.
Dicas para a mamãe que deseja amamentar:
- Lembre-se: o Leite Materno é o melhor alimento que o seu bebê pode receber!
- É importante escolher uma posição que favoreça o relaxamento da mãe, no ato da amamentação;
- Ofereça seu peito sempre que a criança quiser e pelo tempo que for
necessário ! Essa é a livre demanda da amamentação;- Quando existe uma adequada pega da aréola, o risco de lesões dos mamilos diminuem: preste atenção, mamãe, se existe desconforto na hora de oferecer a mama. Procure ajuda caso sinta dor ou tenha dúvida sobre a mesma;
- O seu leite é o mais completo ali-mento para o bebê que acabou de nascer. Não é necessário oferecer nada além do leite materno até os 06 meses de idade do seu filho (a), salvo orientações do pediatra;
- Não ter leite ou ter leite fraco são medos infundados. Toda mulher é capaz de amamentar e todo leite é de qualidade. Quanto mais houver o estímulo de sugar, maior será a probabilidade de produzir leite.
-Oferecer o seu leite é sinal de carinho, cuidado e atenção!