No último dia 22 de agosto foi realizado no Sindicato Rural de Ibitinga, uma reunião com a Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE) para discutir sobre o Censo Agro 2017.
De acordo com o coordenador de áreas, Benedito Roberto da Silva (foto), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Censo Agropecuário 2017 será realizado a partir do dia primeiro de outubro e os recenseadores percorrerão todos os estabelecimentos agropecuários do país.
No total serão visitados aproximadamente 5.570 municípios brasileiros. O coordenador do IBGE, enfatizou que essa atividade não pode ser realizada sem o apoio da sociedade, das autoridades e de estruturas locai e que essa coleta de dados é de extrema importância para o município.
Com a realização do Censo Agro serão levantadas informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas de áreas rurais. Os resultados do Censo Agro 2017 serão divulgados pelo IBGE em 2018.
Apoio da Comissão Municipal de Geografia e Estatística
A Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE) tem a proposta de agir com transparência nos trabalhos concebidos pelo IBGE permitindo a sociedade conhecer e acompanhar o desenvolvimento das atividades do Instituto, apoiando no processo de trabalho e de melhoria contínuadas atividades realizadas pelo IBGE.
No Censo Agro 2017 a CMGE auxiliará no acompanhamento das etapas das operações censitárias com a coleta de dados até a divulgação dos resultados preliminares. Também dará apoio nas atividades censitárias, bem como para a solução de eventuais dificuldades, tomando as providências pertinentes ou informando o representante do IBGE nos casos de maior complexidade, visando a melhor qualidade da cobertura da coleta de dados no município.