O Brasil é o segundo País do mundo com mais animais de estimação. No total, são 132 milhões de bichinhos que movimentam o mercado que mais cresceu nos últimos anos. O segmento pet não vê a crise econômica e, somente no ano passado, registrou o crescimento de 4,9% em relação a 2015, movimentando R$ 18,6 milhões, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).
Com o crescimento do mercado, há empresas que estão investindo, por exemplo, em costura e transformação de roupas, sobretudo para cães e gatos. As peças entram no espaço que já contempla acessórios e roupinhas e podem ser feitas até pelos próprios donos.
Ibitinga, considerada a Capital Nacional do Bordado, também entrou na moda e por aqui, é possível encontrar fábricas que aumentaram o seu leque de produtos e incluíram roupinhas, caminhas, travesseiros e outros acessórios para os cachorros.
Faça você mesmo
Uma camisa social em desuso pode ser transformada em uma caminha para o seu melhor amigo. Há pessoas que combinam estampas e aderem à moda “tal pai, tal filho” com seus animais de estimação.
Para iniciar no universo da customização é possível, por exemplo, trans-formar uma blusa velha em roupa para cães, principalmente os de pequeno porte. Com isso, eles conseguem enfrentar as baixas temperaturas “numa boa”.