Ibitinga, Domingo, 24 de Novembro de 2024
Reunião entre Prefeitura e os trabalhadores da Feirinha é realizada
Na reunião alguns pontos do projeto foram esclarecidos. Segundo a Prefeitura, outras reuniões ainda serão realizadas

 10/09/2010-Na última quarta-feira (08), representantes da Associação dos trabalhadores de Feirinha, vereadores e o prefeito, se reuniram no auditório da prefeitura, para esclarecer dúvidas sobre o projeto de revitalização da Feirinha do Centro, como também a possível mudança de local. Também compareceram na reunião, o Secretário de Turismo Robinson Ribeiro e o representante da empresa que analisou e idealizou o projeto de revitalização, Rodrigo Serafim Blasi.

    A reunião aconteceu depois que os expositores protocolaram em agosto, um pedido para que a Câmara Municipal, um pedido para que os vereadores agendassem e participasse da reunião com o prefeito Marco Fonseca. Segundo o Secretário de Turismo Robinson Ribeiro, a reunião aconteceu agora devido a muito trabalho, fruto do término da 37ª Feira do Bordado.

   Na reunião, dúvidas sobre o projeto foram debatidas, como a reforma da praça Jorge Tibiriçá, a construção de banheiros no local entre outras. Também foi questionada a regulamentação dos trabalhadores da Feira. “O primeiro passo é realizar um recadastramento dos trabalhadores da Feirinha para avaliarmos o perfil dos trabalhadores”. Robinson ainda afirmou que o recadastramento também irá servir como base de dados para criar diretrizes para a elaboração da lei que irá regulamentar a atividade. “Depois do recadastramento e de ouvir cada trabalhador, pretendemos realizar mais reuniões”. O secretário acredita que nas próximas reuniões a Associação Comercial também participe.

    De acordo com a nova presidenta da Associação dos Trabalhares da Feirinha (que tomou posse no dia 24 de julho), ainda falta muito para ser debatido. “Ainda temos dúvidas sobre o como será o acesso para os ônibus dos turistas, o escoamento das águas das chuvas na praça Jorge Tibiriçá, e qual será o perfil do expositor” comenta Ivete Chagas Branco. Segundo ela, o que é necessário manter é a essência da Feirinha, como os produtos artesanais e que representam Ibitinga Brasil a fora. “Nós iremos batalhar para manter a tradição do artesanato na Feirinha”, comenta. Para o prefeito Marco Fonseca foi o dialago entre o a Prefeitura e os trabalhadores. “O mais importante dessa reunião foi mostrar que estamos dialogando com os integrantes da feirinha para fazer um projeto que beneficie a todos eles. Reitero o que falei nas reuniões anteriores com os feirantes: jamais iremos realizar qualquer mudança no setor sem antes conversar com todos e chegarmos a um denominador comum. O que queremos é o progresso desses trabalhadores”  explicou o prefeito Marco Fonseca.

Lei da Feirinha

   Segundo Ivete Branco, é preciso criar uma nova lei para a atividade, tendo em vista que os decretos feitos em outras administrações, já não refletem a atividade. “O correto é manter a Feirinha com produtos de artesanatos, mesmo que junto da Feira, tenha uma praça de alimentação”, comenta.

    Na Sessão da Câmara Municipal, os vereadores Áureo Rodrigues de Souza e José Geraldo Fábio, comentaram a questão. “Para que seja elaborada uma lei regulamentando a Feirinha, antes é necessário criar o TAC”, comentou o vereador José Geraldo. Para o vereador Áureo, a reunião foi muito produtiva, mesmo sendo ainda o início dos trabalhos juntos entre Prefeitura e trabalhadores da Feirinha. “A reunião foi pacífica, clara e muito tranqüila”.

      Segundo o Secretário de Turismo, uma lei federal está obrigando os municípios a criarem diretrizes que regulamentem termos de uso do espaço público para fins comerciais e para a ocupação do solo do modo em geral. “Independente da questão da Feirinha ou não, esta regulamentação deve ser realizada”, comenta Robison. “Para adequar a Feirinha, primeiro temos que esperar a regulamentação do TAC. O projeto de revitalização já foi elaborado dentro das disposições da lei de ocupação do solo”, explica o secretário.

       O TAC (Termo de Ajuste de Conduta) é um acordo que será realizado entre o Ministério Público e a prefeitura, onde serão elaboradas diretrizes para o uso da ocupação do solo. Outra regularização que o TAC irá estabelecer será o uso correto das calçadas, diferentes do que se encontra atualmente, como calçadas danificadas, ou sendo usadas pelos comerciantes impedindo a passagem dos pedestres. A reunião entre a prefeitura e o ministério público para decidir o TAC, ainda deve acontecer, só então depois deste encontro será realizada outra reunião com os Trabalhadores da Feirinha.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546