Embora a coleta de impressões digitais para o cadastramento biométrico ainda não seja obrigatória em Ibitinga, os eleitores da cidade aproveitaram o último sábado (09), o plantão de atendimento do Cartório Eleitoral e realizar o procedimento. Uma grande fila se estendeu na frente do cartório. O atendimento em horário diferenciado, denominado "Mutirão da Biometria", acontecerá nos cartórios eleitorais e postos de atendimento de todo o Estado, no próximo sábado (16), das 9:00 horas da manhã até às 18:00 horas. Na sexta-feira (08), que foi feriado no Poder Judiciário, também houve atendimento. No sábado 02, também aconteceu plantão de atendimento.
O eleitor deve levar documento com foto (RG, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho), comprovante de residência recente, título de eleitor e, para homens maiores de 18 anos, o alistamento militar.
Prazo
Em Ibitinga esse procedimento da biometria não termina em 2017, de acordo com o chefe da 49ª Zona Eleitoral. “Ainda não tem data limite, na nossa região. O que acontece, é que 150 dias antes das eleições, o tribunal suspende o prazo do cadastro, e não faz operação nenhuma de título”, explicou o chefe interino do Cartório Eleitoral de Ibitinga, Edson Afonso de Freitas, em entrevista, no último dia 23 de novembro. Isso se implica a 2ª via, alterações de endereço ou de local de votação e também para emissão de novos títulos.
“O eleitor deve se agendar para fazer a biometria, se não se agendar, nós atendemos também, mas a prioridade é para quem estiver agendado”, explicou Edson. O prazo para alterações no cadastro, ou emissão de novos títulos, termina em maio do ano que vem.