Na semana passada a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ibitinga juntamente com a Polícia Militar e a Guarda Municipal lançaram nesta semana o projeto “Calçada Livre”. Um vídeo explicando a importância do programa foi divulgado na internet, e panfletos foram distribuídos no comércio em geral.
De acordo com a prefeitura, as ações, que visam melhorar o trânsito de pedestres e o aprimoramento no acolhimento aos turistas, começaram a ser aplicadas no centro da cidade.
“Sabe-se que esta é uma das principais reclamações daqueles que saem das suas cidades para comprar os tradicionais produtos de Ibitinga, o que o torna essencial para a evolução do Turismo no município”, explicou a prefeitura, por meio de nota a imprensa.
O projeto ‘Calçada Livre’ se baseia no que rege o código nacional de trânsito e um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre o município e o Ministério Público em 2010. Nesta 1ª Etapa o projeto foca suas ações na conscientização do comerciante. No entanto, todos os estabelecimentos comerciais da cidade de todos os segmentos estão sujeitos às regras vigentes. ‘‘ Espera-se que esta ação corrija este problema e que possibilite que outras ações de melhoria sejam implantadas’’, diz.
NA FOTO, calçada com acesso impedido na rua José Custódio