Ibitinga, Segunda, 25 de Novembro de 2024
Ibitinga sedia a IV Conferência Municipal de Saúde
Grupos de trabalhos foram criados para criar propostas para melhorar o atendimento na área da Saúde, e também ocorreu uma palestra

   Na última quinta-feira (30), cerca de 90 pessoas entre profissionais de saúde, população, poder público e representantes da sociedade civil, se reuniram na IV Conferência Municipal de Saúde de Ibitinga. O propósito da Conferência é avaliar, discutir e propor melhorias para o sistema público de Saúde.

   Estiveram presentes no evento, o prefeito municipal Marco da Fonseca, o vereador Gumercindo Rossato Bernardi, a Superintendente do SAMS, Nadir Costa Doro, o interventor da Santa Casa, o Dr. Fernando Inácio, além de outros representantes.

  A conferência ocorreu durante todo o dia. Às 10h20m, uma palestra com o tema “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”, foi ministrada por Eliana Aparecida Mori Honain, presidente do COSEMS/SP (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo). Depois da palestra houve a divisão de grupos de trabalho para a discussão e apresentação das propostas. As propostas aprovadas serão encaminhadas para serem discutidas na Conferência Nacional da Saúde (CNS), gerido pelo Governo Federal, que tem o intuito de avaliar o SUS. Ao todo, das 24 cidades da região, 22 realizaram a conferência municipal nesta quinta-feira.

    Foram estabelecidos na conferência 32 delegados para atuar em três frentes de representatividade: Gestor (categoria da administração das entidades) Trabalhador (funcionários), e Usuário (população que usa o sistema do SUS). As propostas idealizadas foram criadas em outros três grupos: Atenção Básica, Financiamento e Reorganização de Serviços Assistenciais. “As propostas são para melhorar as condições da Saúde da cidade, e vem de encontro aos anseios da população”, explicou a vice-presidente do Conselho Municipal da Saúde, Vanessa Pultrini. Ainda Pultrini cometa que a última conferência municipal realizada, em 2008, trouxe muitos aspectos positivos, pois, a partir das propostas da conferência, surgiram idéias para as melhorias serem implantadas pelo poder público. “Quatro melhorias idealizadas na última conferência foram concretizadas, como um veículo destinado para o distrito de Cambaratiba, Formação de Grupos de Diabéticos e Hipertensos, instalação de consultório de nutrição, e criação de novos cargos e vagas para profissionais da saúde”, explica a assistente social Vanessa Pultrini.

     Coincidência ou não, o Diário Oficial da União publicou nesta quarta-feira, um decreto da presidente Dilma Rousseff que cria um programa de metas para o Sistema Único de Saúde (SUS). É a primeira vez que o governo estabelece um marco para definir obrigações a serem respeitadas por estados e municípios com relação ao SUS.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546