Ibitinga, Quarta, 24 de Abril de 2024
Prefeita assina termo de adesão ao programa Internet para Todos
Programa permitirá acesso a internet via Satélite a preço reduzido. Distrito de Cambaratiba será um das áreas beneficiadas

  A prefeita Cristina Arantes assinou na última segunda-feira (12/03), o termo de adesão ao programa Internet para Todos, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A cerimônia foi realizada em Brasília.

  De acordo com informações do ministério, os municípios beneficiados nesta primeira fase do 'Internet para Todos' começarão a receber as antenas a partir do mês de maio. O programa pretende levar o acesso à banda larga para locais remotos sem conectividade com preço reduzido. A instalação será gratuita e a contra-partida das prefeituras será custear gastos com energia e zeladoria das antenas.

 A cerimônia de lançamento do programa em Brasília contou com a participação de mais de 2,4 mil cidades de todo o País.

  Em Ibitinga, áreas distantes do centro da cidade, como Cambaratiba por exemplo, serão as áreas beneficiadas pelo programa.

A internet

  O termo de adesão define a infraestrutura básica e as condições para a participação dos municípios no Internet para Todos. As prefeituras indicaram as localidades passíveis de atendimento, que receberão antenas para a distribuição do sinal de internet. Além de garantir a segurança da área, a prefeitura também arcará com as despesas de energia elétrica que esses equipamentos consumirem. O Internet para Todos não oferecerá conexão gratuita para os moradores dessas localidades, mas ofertará conexão a preços reduzidos.

Satélite

   A conexão de internet do programa será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de 18 anos, sendo que três destes foram graças às pesquisas dos cientistas brasileiros, que permitiram estender o prazo de operação do SGCD.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546