A diminuição nos gastos com pessoal e o aumento da liquidez das contas da Prefeitura de Ibitinga, em relação os anos anteriores, ajudaram o desempenho do município no Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Com isso a média obtida, de 0,4715, classifica a cidade como tendo uma boa gerência financeira, mas avaliada como em dificuldade, porém acima de média nacional (0,4655).
O IFGF avalia a qualidade da gestão fiscal dos municípios de todo o Brasil. São levados em conta cinco fatores: receita própria do município, gastos com pessoal, investimentos, liquidez e custo da dívida. A pesquisa feita pela Firjan fez o levantamento da gestão financeira dos municípios entre 2006 e 2016.
Acima da média
O índice obtido por Ibitinga é acima da média nacional, que ficou em 0,4655. No Estado de São Paulo, Ibitinga saltou de 313ª colocada em 2015, para 261ª em 2016. No ranking nacional Ibitinga terminou 2016 em 2.201º. Para os economistas, o índice mostra que a gestão financeira do município nos últimos anos vem sendo feita de maneira responsável, de acordo com os dados revelados na pesquisa da Firjan. O IFGF é um ótimo indicador e mostra que o município está com as suas finanças equilibradas, independentemente de empréstimos de gestões passadas.
Consulte você mesmo
Para consultar o índice basta acessar firjan.com.br.