A Prefeitura publicou um decreto (nº 4.332), que qualifica a Santa Casa de Caridade e Maternidade de Ibitinga como Organização Social. A publicação aconteceu no último dia 16, no Semanário da Estância Turística de Ibitinga.
Com o referido decreto, o hospital avança nos trâmites do processo de 'desintervenção judicial' da Santa Casa. Em processo Judicial desde 2003, no final de 2016 o Ministério Público pediu na justiça o prazo de 180 para o fim da intervenção, mas depois que apresentado o resultados das contas do hospital, um plano de trabalho foi apresentado, evitando até o seu fechamento. Agora, entre os trabalhos a serem realizados, é tornar a Santa Casa como Organização Social (OS), como aconteceu no dia 16, para então, em um próximo passo, tirar o processo de intervenção do hospital.
Entre os motivos que justificariam o fim da intervenção, é a possibilidade de transparência nas constas da entidade, já que o hospital é privado, e não está sob a luz da lei das diretrizes de administração pública, mas recebe verbas da prefeitura e dos governos estadual e federal.
Em maio a Câmara analisou o projeto de lei para instituir, as entidades que quiserem, em OS. A lei prevê que instituições como qualidade de OS devem ter o ‘Princípio de Impessoalidade na Administração Pública’, como prevê a Constituição, sendo; transparência, moralidade, publicidade e eficiência.