A Fundação Biblioteca Nacional, sediada no Rio de Janeiro, comunicou no último dia 20, que recebeu a doação dos exemplares do jornal 'O Ibitinguense', datado de 1911 a 1913, em volume encadernado, para compor aquele acervo. O comunicado que chegou nesta semana foi emitido no dia 30 de maio e partiu da responsável da Divisão de Ampliação do Acervo, Cláudia Maria Nascente Barbosa, da Fundação Biblioteca Nacional.
O jornal "O Ibitinguense", fundado por Annibal Fernandes Villela (farmacêutico, jornalista, poeta e músico), agora faz parte da maior instituição de preservação de documentos do Brasil. Os originais, entregues em abril, ficarão na Biblioteca Nacional para acesso e leitura das futuras gerações. Daqui a algum tempo, estará também digitalizado para consultas on-line, mas sem data a ser anunciada
A doadora dos volumes nºs 01 a 86 do referido jornal, Marisa Villela, é jornalista e escritora, e é sobrinha do fundador do referido periódico. A história do semanário até rendeu um livro, 'Annibal', que foi lançado no dia 25 de abril deste ano, aqui em terras ibitinguenses. O livro, escrito por Marisa, relata momentos históricos de Ibitinga e pode ser encontrado na banca de jornal do centro.