Na quarta-feira, dia 27, às 9:00 horas, o auditório do Sindicato Rural de Ibitinga recebeu a pesquisadora Sandra M. C. Cavalcanti, pesquisadora da ONG Instituto Pró-Carnívoros, que ministrou uma palestra intitulada “A Onça-parda na Bacia do Rio Tietê”, sobre as ações realizadas pelo programa na região. A iniciativa, via criar uma rede de monitoramento das onças no município, e tem o apoio da Fundação Florestal através da gestão da APA Ibitinga, da AES Tietê e da Prefeitura Municipal.
Produtores rurais estiveram presentes na palestra, que passou a mensagem com o objetivo de orientar produtores rurais e a população de como funciona a ecologia e o comporta-mento da onça parda.
Desenvolvido desde 2014, a iniciativa monitora alguns exemplares das onças-pardas em busca da preservação da biodiversidade. Usando a espécie como ferramenta de conservação, protegendo-a, além da integridade dos ecossistemas em que ela vive e assegurando o equilíbrio de várias outros animais. A última etapa do projeto, finalizada ano passado, capturou três onças-pardas nas proximidades da usina de Promissão e monitorou os animais por 13 meses.