Na sexta-feira (21), árvores foram plantadas em uma área de reserva ambiental no Jd. Canaã, pelos alunos do Colégio Flávio Pinheiro, em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado neste dia 21.
Uma agrofloresta foi planejada, de diferentes espécies de árvores nativas e frutíferas. “Na agrofloresta, a ideia é que as árvores são plantadas em forma de consórcio, em um misto de árvores frutíferas e nativas, e também, algumas espécies de árvores que são plantadas especialmente para futuramente serem podadas em suas copas e servirem de adubo natural para a maior fertilização do solo e consequentemente acelerando o processo de formação de floresta, essa é que é a grande sacada da agrofloresta”, explicou a Diretora Daniela Gonçalves dos Santos Campos. O plantio da agrofloresta acontecerá em duas etapas, e a segunda fase do plantio, ainda está sem data anunciada. As duas etapas podem reunir 400 árvores, segundo a escola.
De acordo com o colégio, o plantio das árvores é parte de um conjunto de ações e conceitos desenvolvidos com os alunos, com o intuito de trarabalhar a educação ambiental, aliando teoria e prática, o que favorece a formação de um novo olhar e posicionamento do ser humano, o qual passa a compreender que é fundamental no processo de equilíbrio do homem com a natureza, além de ajudar as crianças “a crescerem com o sentido de responsabilidade socioambiental, trazendo para a pró-pria vida essa harmonia dos recursos naturais, onde cada ser vivo tem a sua importância e um papel a desempenhar no ecossistema”, diz a nota em ofício, enviado para imprensa, sobre a atividade do Dia da Árvore.
Para saber mais sobre a agrofloresta, ou sobre as atividades do colégio Flapi, entre em contato na rua Primavera, 361, Jd. Canaã, ou pelo telefone (16) 3352-2772.