Uma reunião extraordinária com membros Conselho Consultivo da APA (Área de Proteção Ambiental) de Ibitinga, aconteceu na FAIBI (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga), na manhã da quarta-feira (07). Na ocasião, foram apresentadas duas minutas com propostas para possíveis alterações no Regimento Interno do conselho, e depois de debatidas, o regimento foi aprovado.
Os técnicos Pâmela Gabriel Guandalini e Carlos Beduschi, representantes da Fundação Florestal, ligada a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, acompanharam as atividades.
Agora, o próximo passo será dado do próximo dia 11 de dezembro, quando será realizada um seminário da capacitação dos conselheiros sobre o plano de manejo. Segundo Pâmela, funcionários da Fundação Florestal irão participar da capacitação, para explicar, o que uma é uma Unidade Preservação e quais os objetivos do plano de manejo. Em termos gerais, depois da capacitação e depois de realizada Audiências Públicas, o Conselho Consultivo, formados por representantes de entidades e da população de Ibitinga, vai ajudar a Fundação Florestal a criar um 'Plano de Manejo', que poderá demarcar quais são áreas urbanas, quais são as áreas de preservação e quais são as áreas agricultáveis; atualmente toda Ibitinga é demarcada como Área de Preservação Ambiental.
Desde o dia 04 de janeiro deste ano a Fundação Florestal começou, as tratativas, com uma Reunião Pública, sobre a o Conselho Consultivo da APA de Ibitinga, com líderes de entidades, sindicatos e organizações não governamentais, foi realizada a fim de debater assuntos pertinentes para a formação do novo conselho da APA (Área de Proteção Ambiental) de Ibitinga. Ao todo 12 entidades foram eleitas para formar o conselho, com dois representantes cada.