No próximo dia 25, o 'Caminho da Fé', que possui vários ramais até chegar à cidade de Aparecida, contará com a inauguração do 'Ramal Centro Paulista', com percurso de aproximadamente 200 quilômetros. O novo ramal inicia em Borborema, passa por Itápolis, Ibitinga, depois segue para Tabatinga, Nova Europa, Gavião Peixoto, Boa Esperança do Sul, Ribeirão Bonito, Trabiju, Ibaté, Ribeirão Bonito e São Carlos, de onde se interligam com outros ramais percorridos pelos romeiros rumo ao Santuário Nacional de Aparecida. De São Carlos até a basílica, são 536 km.
Segundo a Associação Amigos do Caminho da Fé, a qual Ibitinga e as demais cidades estão ligadas para compor os ramais, os peregrinos podem usufruir de cerca de 800 km de trajeto, que são percorridos à pé ou de bicicleta. Inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), o Caminho da Fé foi criado em 2003 para dar estrutura às pessoas que fazem peregrinação à Aparecida.
As rotas, em cada município no novo ramal, estão sendo demarcadas pela associação, com o apoio das prefeituras. Depois da inauguração em Borborema no dia 25, Itápolis irá inaugurar a inclusão do município no dia 02 de dezembro, com passeio ciclístico e almoço. Ibitinga não divulgou data.
Ibitinga
Em solo ibitinguense, o caminho do 'Ramal Centro Paulista' tem “aproximadamente 18 quilômetros”, explicou a Secretária de Turismo de Ibitinga, Érica Banuth, explicando sobre a extensão do trajeto em Ibitinga, entre os limites dos municípios de Itápolis e Tabatinga.
“O trajeto quase ficou conhecido com Menino Nelsinho”, comentou Hélio Domingues, ibitinguense e turismólogo. “Não deu certo porque houve uma votação entre os municípios participantes e em um primeiro momento, houve um empate, mas daí na outra reunião houve [representantes dos] municípios faltantes, e na outra votação desempataram”, explicou a secretária Érica.
Trajeto em Ibitinga
“Nos pontos religiosos, os fiéis vão passar pela Cruz do Cigano, pela Igreja da Matriz com a Cripta do menino Nelsinho, e pela capela de Santana”, explicou Banuth.
Em Ibitinga o peregrino vai chegar de Itápolis pela estrada municipal do Bairro Rural Roseira, depois de passar pela cruz do Cigano, seguindo até a rua Daniel de Freitas. Em seguida segue na rua José Custódio até a Igreja Matriz, onde está a cripta do Menino Nelsinho Santana. No município, o ponto de apoio 24 horas e de carimbo do passaporte da peregrinação dos féis será no Hotel Vista Alegre. O trajeto continua até a rua Capitão Simões, que será percorrida até a avenida Sétimo Montanari, depois até o bairro rural Santana, onde os fiéis poderão passar em frente a Igreja de Santana, ante de chegar até Tabatinga.
Economia na região
Com motivações religiosas, de autoconhecimento, esportivas ou aventureiras, em 2017, aproximadamente 10 mil pessoas passaram pelo Caminho da Fé. A estimativa da associação para este ano, é de que ocorra um crescimento de cerca de 30%, com a inclusão da nova rota. “A passagem dos peregrinos por Itápolis será importante para estimular nosso comércio, ajudando também a divulgar o nome de Itápolis”, destacou o secretário de Cultura e Turismo Sérgio Covizzi, por meio da assessoria de imprensa.