No último dia 20, o Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Eduardo Trani, apresentou e entregou os certificados aos municípios classificados no Programa Município Verde Azul, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
Um total de 69 municípios receberam o certificado. O município de São José do Rio Preto foi o anunciado como o primeiro colocado no programa em 2018, com 94,65 pontos. A cidade de Novo Horizonte, vence-dor na edição de 2017, ficou em quinto lugar, com 92,72 pontos.
O trabalho é desenvolvido com as secretarias de Meio Ambiente de cada município, onde apresentam planos e projetos a serem concluídos, e executados, em prol do meio ambiente.
Ibitinga
O município de Ibitinga caiu da 63ª posição em 2017, para 144ª posição em 2018. De uma nota 74,94 obtida em 2017, Ibitinga passou para 50,46 este ano; uma queda de 81 posições no ranking. No quesito evolução, Ibitinga registrou índice negativo: -32,7%.
Entre as 12 diretivas que compõe as notas, duas não evoluíram desde 2016, quando receberam nota 10, e seguem daquele ano para cá, como nota zero; Educação Ambiental e Estrutura Ambiental.
O programa
Criado em 2007 pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, o programa premia os municípios com melhor desempenho, levando em conta diversos quesitos ambientais, com o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental.
As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental, entre outras.
O certificado reconhece a boa gestão ambiental e garante a administração municipal a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). Carros, tratores, trituradores, máquinas agrícolas, entre outros equipamentos, são destinados aos municípios com selo de Município VerdeAzul, ao longo do ano, em forma de convênios com o governo.