A Prefeitura de Ibitinga anunciou, através da assessoria de imprensa, que notificou 20 moradores que despejaram entulhos na rua, na qual já havia sido limpa pelo mutirão da limpeza. Segundo a prefeitura, as notificações aconteceram entre os dias 11 e 13, na Vila Maria, e determinaram que a limpeza acontecesse em até 48 horas.
Segundo a prefeitura, a idéia não lesar o cidadão, mas promover uma cultura e educação sobre a questão e obrigatoriedade sobre a destinação dos entulhos. Se notificado, e caso a limpeza não aconteça, o morador receberá uma multa de R$ 195,20, segundo a prefeitura, como prevê a o artigo 245 do Código de Trânsito Brasileiro, determinando que a prática de utilizar a via para depósito de mercadorias, materiais ou equipamentos, é infração grave.
Notificações
Até o fechamento da última edição do Jornal Folha de Ibitinga, na sexta-feira, a prefeitura informou que o número de notificações não aumentaram depois do dia 13, e que das 20 notificações, nenhuma resultou em multa, pois a limpeza aconteceu. Os bairros Jd. São Domingos e Jd. Paineiras, também foram fiscalizados depois da passagem do mutirão, e não houve notificações.
Mutirão
O mutirão, que começou no dia 14 de janeiro, e está percorrendo todos os bairros da cidade, em uma ação excepcional, segundo a prefeitura, já que o dever da destinação correta dos entulhos é um dever dos cidadãos, por meio do uso do serviço de caçambas. A ação recolheu mais de 5.000 toneladas de entulhos e materiais inservíveis, até esta semana, segundo a prefeitura.