Teresinha Fernando Gomes e Ozair Hilário Gomes proprietários do Sítio 'São Joaquim da Boa Vista', são associados do Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga desde 2000. A associada contou que seus pais: Romão Fernando e Belmira Ribeiro Fernando, sempre atuaram na lavoura, também com o gado de leite e por fim, seu esposo optou por criar bezerros.
A produtora contou que sempre morou e trabalhou em São Paulo, mas como seus pais já estavam com a idade avançada e não estavam mais conseguindo se dedicar a propriedade, ela e seu esposo passaram a assumir as responsabilidades no Sítio.
Atualmente o Senhor Ozair, cuida de aproximadamente sessenta cabeças de gado e optou por esse segmento, pois, é um procedimento mais prático no manejo. “Eu crio os bezerros até um ano e meio, depois repasso para produtores maiores darem sequência na criação para o abate”, disse Ozair.
Segundo o pecuarista, no manejo dos bezerros é importante cuidar bem para que vivam com saúde, e cheguem ao desmame com o maior peso possível.
Dicas para criar Bezerros
De acordo com o pecuarista para o sucesso da criação dos bezerros, são necessários seguir algumas dicas: A primeira é que o stress deve ser reduzido ao máximo na fase do desmame. Outra dica é realizar a desmama, a castração (se for macho) ou mudar a ração no seu devido tempo, sem ser tudo no mesmo dia. O procedimento concomitante pode atrapalhar no desenvolvimento do bezerro.
Mercado Atual
De acordo com analistas da Scot Consultoria, de Bebedouro-SP, no mercado pecuarista a uma grande chance de melhora, a partir desta segunda quinzena de fevereiro, devido ao carnaval. A Scot informou que, não há nada que indique que o consumo de carne bovina irá se destacar no curto prazo, porém, como o Carnaval é um período festivo e, no Brasil, quase toda festa é acompanhada pelo tradicional churrasco, é bem provável que os frigoríficos tenham que entrar com maior oferta de carne no mercado do boi, para garantir a demanda.