Maurício Cinegáglia, formado em administração de empresas e economia, atua no segmento de avicultura há 26 anos. O avicultor e associado do Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga contou que seu falecido pai, João Cinegáglia, sempre atuou no segmento de granja e com uma visão empreendedora decidiu dar sequência neste trabalho.
O avicultor contou que atua no segmento de 'Integração de pintinhos' para uma determinada empresa, onde é fornecido a ração, assistência técnica, os pintinhos e ele fica responsável pela mão de obra. Maurício disse que com isso, recebe uma porcentagem em cima da criação (quanto foi entregue de carne e ração).
Atualmente, Maurício possui arrendamento em quatro granjas, sendo duas Itápolis, uma em Matão e outra em Ibitinga. Em Ibitinga, o avicultor tem em média 40 mil aves e no total incluindo as dos outros municípios são em média de 170 mil aves. Na forma de tratamento dos pintinhos, o avicultor disse que antes de eles chegarem, é realizada uma limpeza na grama e retirada toda a 'cama de frango' antiga (esterco e o adubo). Depois é colocada uma nova adubação. O produtor contou que quando os pintinhos chegam ao local é necessário um aquecimento a lenha, com uma temperatura entre 30º a 32º e que vai diminuindo mediante a idade deles. O tempo de produção, para os frangos chegarem ao peso ideal leva em média de 45 dias.
Outro fato importante que o avicultor contou é que a 'cama de frango' antiga também é reaproveitada para comercialização, pois, pode ser utilizada como adubo por outros produtores.
Maurício enfatizou que os pintinhos não possuem nenhum tipo de hormônio e que vive de uma alimentação balanceada, onde é dividida em quatro tipos de rações: A inicial, Crescimento fator 1, Crescimento fator 2 e a ração final que é para o abate. Atual-mente o avicultor atua com a linhagem de frangos Cobb misto, com o peso de 40 a 45 gramas e vai para o abate com uma média de 3,200kg.
Para quem deseja entrar neste segmento à dica do avicultor é escolher algo que ama: “Eu estou no mercado há anos, mesmo diante de altos e baixos. O segredo é amar aquilo que faz e sempre buscar aprender novas técnicas, se aprofundar nas pesquisas do mercado e não ter medo de investir”, contou Maurício.