O Carnaval Retrô 2019, realizado no último dia 02 de março, no Clube Andreza, veio com a proposta de não só de resgatar não só as marchinhas de carnaval, como também da memória afetiva dos amantes do Carnaval de Salão.
Todo o projeto começou com uma ideia de uma pessoa e com o envolvimento de outras. Essa ideia cresceu e se torna realidade. Um grupo de amigos apaixonados por Carnaval tiveram a iniciativa de resgatar a história cultural do carnaval de salão de Ibitinga, que já teve um dos melhores Carnavais de salão dos estado de São Paulo. A organização do evento foi composta por Marystela Colauti Vergaças, Maria Lia M. Sgarbi Secanho, Maria do Rosário Vilela de Oliviera (Zaio), Rita Lopes e Riberto de Biazi.
O evento contou com o apoio do grupo empresarial Oliveira & Lopes, Gráfica Grampel e da Unimed de Ibitinga. A renda arrecada com os ingressos e com o bar do evento foi destinada ao CRIARTE (Centro de Recuperação e Inserção do Adolescente ao Trabalho), que neste ano, segundo a organização do evento, totalizou a soma de R$ 23.000,00.
A Banda, sob o comando do líder e vocalista José Juliani, brilhou mais uma vez.
Vale ressaltar ainda a brilhante participação da Bateria Brasiliano, da cidade de Araraquara, e as passistas da cidade de São Paulo. A decoração do design do ambiente ficou por conta de José Miguel Herba Consin, que estava fantástica. O design logotipo do Carnaval Retro foi arte da Arquiteta Ananda Vilela Oliveira,e estiveram presentes os integrantes do CRIARTE, junto com o presidente daquela organização, o advogado Alexandre Delfim de Oliveira. Os foliões eufóricos e alegres, com fantasias individuais e em blocos, se divertiram muito e ao mesmo tempo apoiaram uma boa causa: CRIARTE.
“O CRIARTE é uma instituição que faz um maravilhoso trabalho social com crianças e adolescentes. Enfim a magia do Carnaval com sua profusão de cores, com a delícia de poder brincar fantasiado, ser livre, todo junto e misturado trouxe na noite de sábado muitas recordações boas, reencontro de velhos amigos, emoções, a capacidade de extravasar as frustrações e o entusiasmo para comemorar as coisas boas da vida! A noite acabou com o gostinho de quero mais, e estamos esperando pelo Carnaval Retrô 2020”, declarou um dos membros da organização, Riberto de Biazi.