A Prefeitura de Ibitinga, através da Secretaria de Obras, está em alerta sobre a necessidade da limpeza de terrenos baldios a fim de evitar a proliferação de mosquitos causadores de doenças, insetos peçonhentos e outras pragas. Em 2019, um total de 443 proprietários de imóveis já foram notificados sobre a necessidade de limpar seus terrenos. Segundo a prefeitura, só este ano, foram aplicadas 78 multas desta natureza.
A fiscalização e as denúncias, são uma das armas usadas no combate à proliferação da dengue. Outra ação foi o mutirão da limpeza, entre janeiro e fevereiro deste ano, que recolheu da cidade 5 mil toneladas de entulho.
Multas
As notificações e as multas estão sob a luz da Lei Municipal 4.518/ 2017. São considerados terrenos sujos, segundo a lei, com mato acima de 40 centímetros de altura, ou com entulhos formados por alvenaria, ou madeira, plásticos, entre outras coisas.
Cada multa é formada de 40 UFM (Unidades Fiscais do Município). Cada UFM está cotado a R$ 22,49, o que rende uma multa de R$ 899,60. As publicações do Semanário Estância Turística de Ibitinga, nas edições do dia 02 e do dia 09, publicaram comunicado da Secretaria de Obras, onde relaciona imóveis e proprietários que estão sendo notificados, de acordo com a lei.