Em 1987, José Marco Crepaldi, pecuarista e associado do Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, começou a investir em gado de leite. O produtor enfatizou que começou a trabalhar neste segmento como um hobby, atualmente, faz mais de 30 anos que atua nesta área e também é apaixonado por sua profissão.
O produtor explicou que para um manejo adequado são necessários alguns cuidados sanitários e também a utilização de técnicas como a homeopatia na precaução contra parasitas, que influenciam diretamente na saúde e bem-estar dos animais. Outro detalhe importante é que Crepaldi procura oferecer ao gado uma alimentação de qualidade, o que reflete diretamente na produção do leite.
Na produção são utilizadas máquinas para ordenhar as vacas e a mão de obra de funcionários que ordenham as vacas. Logo após esse procedimento o leite retirado vai para um resfriador onde permanece até o Laticínio realizar a coleta, a cada dois dias.
Segundo Crepaldi, o processo de resfriamento funciona da seguinte forma: o leite coletado vai direto para o resfriador, onde permanece a uma temperatura de três graus, sem correr o risco de estragar. De acordo com o produtor, o leite pode permanecer armazenado no resfriador por até uma semana sem perder a qualidade.
Mercado atual
O pecuarista ressaltou que já teve em média 60 cabeças de gado e devido a defasagem de preços nos últimos cinco anos esse número reduziu bastante. Segundo o produtor, algo que não tem contribuído muito nesses últimos anos foi o aumento dos preços dos insumos, como os produtos usados na produção como: ração, maquinários, energia elétrica, sem ter aumento no produto final.
Trabalho em família
Para José Marco Crepaldi, o segredo para continuar firme neste segmento é gostar daquilo que faz e também o envolvimento que a sua família tem. O produtor contou também que há um acompanhamento diário no seu rebanho e o cuidado com cada detalhe faz com que ele se apaixone cada vez mais pelo seu trabalho. Além disso, suas filhas e sua esposa também admiram está atividade e sempre se preocupam em estar inteiradas com tudo o que acontece na propriedade.
Dados Scot consultoria
De acordo com os dados divulgados pelo site da Scot Consultoria, os preços dos lácteos apresentaram recuperação na primeira quinzena de abril. Segundo, Juliana Pila, analista da Scot Consultoria, o mercado atacadista, teve aumento de quase 1% em relação à segunda metade de março. O leite longa vida, que vinha de um cenário de estabilidade, fechou com valorização de 2,6% no período. Essa alta está atrelada à queda na oferta de matéria-prima e aos estoques relativamente mais baixos no varejo.