O feriado prolongado que terminou nesta terça-feira (09) ajudou a atrair milhares de visitantes para a 46ª edição da Feira do Bordado de Ibitinga, evento que acontece até o próximo domingo (14).
Em 12 dias de exposição, a feira reúne 130 expositores, sendo que 60 são de empresas só de bordados. O faturamento esperado pelos organizadores neste ano é de R$ 9 milhões.
“A partir da feira, melhora muito o movimento de negócios pelos lançamentos, mas acabando essa edição os fabricantes já começam a pensar nas próximas coleções para o evento do ano que vem”, explicou Antônio Carlos Feitosa, presidente da feira, em entrevista para a filiada da Rede Globo, TV TEM Bauru.
A importância do setor para a região não se resume apenas ao faturamento da feira. A cada dez trabalhadores de Ibitinga, oito estão empregados em fábricas e lojas de bordados.
Mas o setor também movimenta outros municípios da região, como Borborema, Itápolis e Tabatinga, que têm suas economias baseadas nesse segmento têxtil.
Além de alimentar o mercado paulista, a produção que sai das máquinas de Ibitinga vai para outros estados. Na feira, é comum encontrar pessoas que vêm de longe buscar mercadorias para serem revendidas em outros estados.