A intensa massa de ar frio de origem polar que chegou ao Brasil no primeiro fim de semana de julho deste ano causou temperaturas extremamente baixas em todo o estado de São Paulo. Valores abaixo de 0°C e geada foram observados nos dias 6 e 7 de julho de 2019 no interior paulista.
Em Ibitinga, o frio foi intenso; de 1,9º grau, segundo dados divulgados pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). Na área rural, no bairro rural Roseira, foi registrada temperatura negativa: - 2,2 graus. “Chegamos lá no sítio por volta das 02 horas da manhã. Como estava frio, levei o termômetro pra ver quanto ia marcar a temperatura”, explicou Fernando Ferrari, que estava naquela propriedade, junto com outros voluntários, para assar carnes que seriam usados no tradicional almoço daquele bairro rural.
O INMET informou, em nota oficial, que o frio bateu recorde de 8 anos em alguns locais do interior paulista. Na capital, a última vez que fez tanto frio como nos dias 6 e 7 de julho foi no inverno de 2016.
Em Ibitinga, a última vez que vez um frio tão intenso foi em julho de 2011, quando marcou 1,5º, segundo o instituto.
Alerta
No dia 04, o INMET tinha emitido um alerta sobre chegada de uma onda intensa de frio, que duraria do dia 05 até o dia 08, em todo o estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul, como aconteceu.