Na terça-feira 16, a Polícia Ambiental de Ibitinga acionou o Instituto Pró Carnívoro, para comunicar a morte de uma onça parda, que foi atropelada na rodovia Dep. Leônidas Pacheco Ferreira (SP-304), próximo ao rio Jacaré-Guaçu. O animal foi levado para estudos na UNESP de Jaboticabal.
O Instituto Pró Carnívoro, em parceria com a AES Tietê, desenvolve um projeto de monitoramento de onça parda na área nativa dos municípios do Centro Oeste do estado. O projeto viabiliza a identificação dos animais, como também seus hábitos, e a identificação o dos locais que a espécie circula, além de trabalhar em prol da preservação desses animais.
“Os animais não sabem que as rodovias são riscos para a vida deles. Para eles são apenas um trecho de travessia dos indivíduos que buscam por outros felinos. Animais jovens em dispersão, andam mais e buscam alcança a variabilidade genética com outros grupos para reprodução”, explicou Emerson Vivalba, em entrevista ao portal de notícias da rádio de Ibitinga. Ainda, a entrevista marca que o animal não representa risco para a população, já que circula na área rural, onde em Ibitinga, o ecossistema é bastante favorável para a presença desses animais.
No atendimento a ocorrência para recolher o animal que morreu, Emerson veio acompanhado da bióloga Vanessa Alberico.