Foi solta na natureza, na noite da segunda-feira (05), uma onça-parda capturada em Lins. Após um breve período de acompanhamento no zoológico de Bauru, o animal foi equipado com um radiocolar, uma espécie de coleira eletrônica que servirá para monitoramento. A onça foi solta por equipes do Instituto Pró-Carnívoros em uma área de mata nativa próxima às margens do rio Tietê.
Segundo a instituição, o animal, macho jovem, tinha quase 2 metros de comprimento e pesava 41 quilos. Agora, ele passa a integrar o time de onças-pardas monitoradas pelo projeto de pesquisa desenvolvido, desde 2014, entre o Instituto Pró-Carnívoros, a AES Tietê e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP/ICMBio).
"O monitoramento intensivo do movimento das onças possibilitará entender quais áreas são importantes para conservação e recuperação em médio e longo prazo", diz o instituto em nota.
No dia 05, a onça foi encontrada na zona urbana de Lins, e mobilizou os Bombeiros, a PM Ambiental, e o Helicóptero Águia, da Polícia Militar. Após receber sedativos com dardos, a onça foi capturada e levada para exames em Bauru, no zoológico, e depois, entre a madrugada do dia 05 e 06, foi solta em mata fechada, às margens do rio Tietê, em lugar não revelado.