O programa prevê o desenvolvimento de ações em 6 áreas principais: geração de emprego e renda; atividades voltadas à educação e ao esporte; capacitação de gestores municipais; formação do cidadão; gestão de indicadores; e criação de ambientes de inovação
No último dia 02, representantes da Universidade de São Paulo (USP) e a prefeitura de Ibitinga assinaram um termo de cooperação técnica para a implantação do 'Programa USP Municípios', em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores. O programa visa promover o desenvolvimento econômico regional.
O Programa USP Municípios busca criar ambientes de inovação e pôr em prática projetos e ações que promovam o desenvolvimento de municípios e suas regiões, com a formação estratégica de qualificação profissional para os jovens e o fortalecimento das economias criativas.
O programa prevê o desenvolvimento de ações em seis áreas principais: geração de emprego e renda; atividades voltadas à educação e ao esporte; capacitação de gestores municipais; formação do cidadão; gestão de indicadores; e criação de ambientes de inovação.
A proposta, a partir de agora, é desenvolver um plano diretor voltado para o incremento do turismo rural e religioso.
No último domingo (1º), cerca de 30 alunos e docentes da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) e da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) promoveram, na praça Roque Ranieri, no centro, ações de integração esportiva, como caminhada, exercício funcional e dança.
Números
Outra ação da universidade desenvolvida em Ibitinga que passou a fazer parte do USP Municípios foi a parceria da Prefeitura com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), por meio de um convênio firmado entre as duas instituições em junho de 2017.
Na cerimônia na Câmara, foram apresentados o diagnóstico e as propostas implementadas pela equipe da FMRP para a melhoria da qualidade e dos investimentos nos serviços de atenção básica à saúde na cidade; entre elas, está o aplicativo Prenacel, desenvolvido por pesquisadores da Faculdade, que oferece informações às gestantes e seus parceiros sobre os períodos pré-natal e pós-parto por meio de mensagens curtas de texto (SMS) pelo celular.